VI SRA

VI Seminário Racismo e Antirracismo – Acesso e Permanência na Educação Superior: avanços e desafios para a implementação de políticas afirmativas e de diversidade étnico-racial no Brasil. 

26, 27 e 28 de Maio de 2014

O Evento intitulado VI SEMINÁRIO RACISMO E ANTIRRACISMO propõe nesta edição o tema: Acesso e Permanência na Educação Superior: avanços e desafios para a implementação de políticas afirmativas e de diversidade étnico- racial no Brasil. Registra a continuidade das ações do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros que desde a sua criação em 2007 tem realizado seminários e fóruns de discussão entre os professores das redes de ensino de Dourados e região, professores, acadêmicos da UFGD, das demais instâncias de ensino e IES em busca da formação de uma sociedade que reconheça e respeite a diversidade étnico-racial brasileira. Busca contribuir com a UFGD com o fortalecimento do tripé de sustentação da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Considerando o êxito dos eventos anteriores realizados desde 2007, a ação proposta torna-se de extrema relevância, tanto acadêmica como social, fazendo jus ao público a que se destina. Registra-se que o prosseguimento do Evento é uma oportunidade para debater impasses, desconstruções e perspectivas, aspectos que certamente fortalecerão cada vez mais a necessária interação entre pesquisadores, docentes e discentes da educação escolar (básica e superior). Os saberes implícitos e explícitos ao tema têm muito a colaborar para a ampliação e aprofundamento de fundamentos teóricos, práticos e políticos afins. Espera-se, nesta 7ª Edição propor debates sobre temáticas que envolvam as ações afirmativas, as cotas raciais, os programas de permanência da UFGD, a identidade negra, o racismo e a discriminação racial no Brasil .

A proposta congrega pesquisadores do NEAB , do Grupo de Estudo e pesquisa em educação inclusiva -GEPEI e, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores – GEPRAFE e os Grupos de Pesquisa da Faculdade de Educação (FAED) e suas respectivas Linhas de pesquisa. Visa assegurar a continuidade de um Evento acadêmico e social que vem fortalecendo o tripé pesquisa, extensão e ensino. A realização esperada está na valorização do diálogo, na parceria, na produção/recepção/difusão de informações e conhecimentos oriundos principalmente de pequisas efetivadas e em processo relacionadas ao tema do evento. Acredita-se que um projeto como este tem muito a contribuir para a formação inicial e continuada de professores, escolas da rede pública e privada de ensino de Dourados e região, sobretudo, por se constituir em um espaço de integração entre docentes do ensino superior, graduandos, pós-graduandos e professores da Educação Básica e de reflexões acerca do ensino, pesquisa e extensão visando contribuir e fortalecer as políticas e estudos sobre a democratização da educação superior e o respeito pela diferença e diversidade étnico-racial.

Palavras-Chave: Educação superior. Políticas afirmativas. Acesso e permanência. População afro-brasileira.

Objetivos

Objetivo geral:

– Analisar o processo de implementação das políticas de acesso e permanência da população negra na educação superior.

Objetivos específicos:

– Debater sobre a implementação de políticas de promoção da igualdade racial;

-Identificar os avanços e desafios para a construção de uma sociedade igualitária, plural, democrática e antirracista.

– articular pesquisa, ensino e extensão dos cursos de graduação e pós-graduação da UFGD.

– propiciar interações entre pesquisadores, docentes e discentes envolvidos no estudo, investigação e ou atuação no campo da educação e diferença e diferença étnico-racial.

– fortalecer o interesse pela pesquisa como caminho para pensar, repensar e reencaminhar ações tanto no contexto da UFGD quanto das Secretarias de Educação e instituições afins.

– refletir sobre a relação entre o currículo, a política, a gestão e as práticas escolares e profissionais, no que se refere a temática.

Deixe um comentário